quinta-feira, 10 de junho de 2010

Qual a importância dos recursos didáticos no processo de alfabetização?

Auxiliar no processo de aprendizagem para não ficarmos no processo tradicional, assim será mais fácil e gratificante para a criança no seu desenvolvimento de aprendizagem. Os recursos didáticos tem grande importância, porém é preciso que os mesmos sejam usados de maneira correta, sendo objetos para o incentivo da aprendizagem, que complementem o que o educador ensina.
Precisamos de recursos que incentivem os alunos, que provoquem curiosidade de querer ir além.
Trabalhar com recursos criativos e estimulantes é um grande passo para a alfabetização.

O computador é uma tecnologia que está cada vez mais cedo em nossas casas fazendo parte da realidade de nossos alunos, devemos usá-lo a nosso favor, porém devemos ter bom senso na usa utilização, pois quando mal manipulada pode ser uma ferramenta perigosa.




Os jogos são uma ferramenta importantíssima no processo de alfabetização, envolve a imaginação das crianças permitindo que elas se expressem. Aprender brincando sempre é bom.






O teatro de fantoches, dedoches quadro de pregas todos são recursos que o professor pode se apropriar para fazer com que o conteúdo seja asimilado pelos alunos.









O incentivo a leitura é imprescindível durante o processo de alfabetização. Precisamos apoiar e incentivar o hábito da leitura em nosso alunos.



Um comentário: