quinta-feira, 10 de junho de 2010

Como as escolas estão lidando com a alfabetização?

Percebemos que a maioria dos professores não estão mais no método tradicional, utilizam bastante aulas diferenciadas e recursos didáticos, assim estimulando a aprendizagem dos seus alunos, não dando tudo pronto para facilitar o trabalho, tanto dos professores como dos alunos.
Pensando nessas práticas resolvemos conversar com professoras alfabetizadoras, para tentar compreender melhor como esta se dando esse processo, nos focamos bem na fase inicial primeira etapa e segunda etapa do ensino fundamental de nove anos.
Uma professoras que atua em uma escola estadual, na primeira etapa nos relatou que o processo de alfabetização em sua turma se da de uma forma bem lúdica, as crianças em sua rotina chegam brincam um pouco, fazem uma atividade dirigida brincam mais um pouco, fazem o lanche e o intervalo. Esse intervalo é assistido pela professora, os alunos não o fazem junto com o restante da escola. Após fazem uma brincadeira ou técnica dirigida e para finalizar vão para o pátio brincar até os pais chegarem.
Analisando essa rotina por várias vezes nos vimos na educação infantil, mas nossa curiosidade foi muito além. Como são essas atividades dirigidas?
A professora nos relatou que da desenhos para eles pintarem, conta histórias, apresenta as letras gradativamente, uma das primeiras atividades que costuma aplicar é a letra do nome, depois passa a trabalhar o nome da criança.
Outra professora nos passou uma rotina mais ou menos parecida, mas a diferença está nas atividades dirigidas, ela as cria com as crianças, da só o inicio e os alunos vão se desenvolvendo. Ela também começa com a letra do nome, mas vai trabalhando na confecção de um livro o qual chama, "O livro da família", levam o semestre todo nesse projeto. Neste livro a criança vai apresentando a sua família e aprendendo de uma forma lúdica, cada página pertence a um integrante da família e o curioso é que nem os bichinhos de estimação ficam de fora.
Esses relatos tornam ainda mais forte a idéia que a alfabetização tem que ser de uma forma lúdica e prazerosa, um fato muito relevante que deve ser levado em consideração é que cada criança tem o seu tempo de maturação algumas aprendem mais depressa outras demoram um pouco mais. Mas tudo isso faz parte do processo de ensino aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário